Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Seguidores

quarta-feira, 7 de março de 2012

Repercurssão do Prêmio UNESCO-Sharjah para o Prof. Titular João B. de M.Vargens (Depto de Letras Orientais e Eslavas/FL/UFRJ)

Icarabe.org (27/02/2012): Brasileiro recebe da Unesco Prêmio Sharjah de Cultura Árabe: Receberam em 27 de fevereiro, em Paris, o 10º Prêmio Sharjah de Cultura Árabe o arabista brasileiro João Baptista de Medeiros, professor titular da UFRJ, filiado ao ICArabe , e o jornalista libanês Elias Khoury.

O Prêmio Sharjah é conferido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), desde a sua instituição pela União dos Emirados Árabes em 1998, a duas personalidades – uma de país árabe e uma de outro país – que, por seus esforços, contribuíram para o desenvolvimento e a difusão da cultura árabe no mundo através de seu trabalho artístico ou intelectual.

O professor Vargens é autor, entre outras obras, do Léxico português de origem árabe (Almádena, 2007) e co-organizador do bem realizado Dicionário Árabe-Português do Monsenhor Alphonse Nagib Sabbagh (Almádena/Fundação Biblioteca Nacional, 2011). Especializou-se em Língua Árabe pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade de Damasco. Fundou os cursos de extensão em Língua Portuguesa e Cultura Brasileira nas universidades de Tetuão (Marrocos) e de Damasco (Síria). O professor também é conhecido por suas contribuições à história do samba brasileiro, sendo autor das biografias Candeia, luz da inspiração (Funarte, 1997), Monarco: a sabedoria do samba (Oficina do Parque, 2011) e Martinho da Vila: tradição e renovação (Almádena, 2011). Em 2006 fundou a editora Almádena e recentemente foi contemplado com uma bolsa de pesquisa para catalogar os livros árabes de D. Pedro II, pertencentes ao acervo da Biblioteca Nacional. >>> Leia mais, clique aqui.


Veja mais:


Na impossibilidade de listar todos os sites, selecionamos alguns que noticiaram o recebimento do prêmio pelo Prof. Titular João Baptista de Medeiros Vargens (Setor de Estudos Árabes/Departamento de Letras Orientais e Eslavas da FL/UFRJ):

Pós-solenidade

Sites árabes

Nenhum comentário: