Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Seguidores

segunda-feira, 23 de abril de 2012

VII Encontro de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ (apresentação geral)


VII Encontro de Letras Orientais e Eslavas
da Faculdade de Letras da UFRJ

A internacionalização dos estudos orientais e eslavos:
revisão e projeções

22 a 25 de outubro de 2012


Data: 22 a 25 de outubro de 2012
Local: Faculdade de Letras/UFRJ
Avenida Horácio Macedo, 2151
Cidade Universitária, Ilha do Fundão – Rio de Janeiro, RJ – CEP: 21941-917
Telefones: (21) 2598-9792 e 2598-9726 (tel/fax).

O Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ procura por intermédio da realização do VII Encontro de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ: A internacionalização dos estudos orientais e eslavos: revisão e projeções dar visibilidade às atividades de ensino e pesquisa dos seus docentes e alunos.

VII Encontro de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ: A internacionalização dos estudos orientais e eslavos: revisão e projeções busca ser um fórum de debate e reflexão, sob o ponto de vista das Ciências Humanas, das questões que envolvem os múltiplos aspectos, desafios, dilemas e, porque não, contradições, dos contatos culturais, sociais, políticos e econômicos que se deram no passado e que se dão no presente entre Oriente e Ocidente. Serão organizadas conferências, palestras, mesas de debates e de comunicações coordenadas, com professores, alunos (graduação e pós-graduação) e convidados.

Público-alvo
O VII Encontro de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ: A internacionalização dos estudos orientais e eslavos: revisão e projeções do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ, criado em 1968, e que, atualmente, é composto por quatro Setores: Estudos Árabes, Língua e Literatura Hebraicas, Letras Japonesas e Letras Russas tem como público-alvo, prioritariamente, alunos de graduação e pós-graduação, assim como docentes e pesquisadores da temática de estudos orientais e eslavos. Todavia, este evento permite a participação de todos os que venham a se interessar pelos assuntos e atividades.

O Departamento de Letras Orientais e Eslavas da FL/UFRJ há seis anos vem promovendo anualmente o Encontro de Letras Orientais e Eslavas, que constitui o único do gênero em todo o país que congrega em apenas um evento os setores e respectivos estudiosos do orientalismo e eslavismo. Os colegas de outras instituições reconhecem nosso evento como sendo uma referência na área e que merece ser tratado de fato como congresso nacional de estudos de temática orientais e eslavas. No ano de 2012 realizamos o I Congresso Internacional de Estudos Orientais e Eslavos da UFRJ / VI Encontro de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ: Revoltas, Revoluções, Transformações. O Encontro de Letras Orientais e Eslavas é anual. O Congresso Internacional será realizado a cada 2 (dois) anos.

Plano de trabalho (atividades)
  • Parte da Manhã: Realização de conferências (90 minutos), palestras (60 minutos), mesas-redondas (comunicações de 30 minutos de exposição).
  • Parte da Tarde: sessões de comunicações coordenadas (20 minutos de exposição).
  • Atividades de cultura e extensão: Atividades artísticas, culturais e de extensão envolvendo a temática de língua, literatura e cultura orientais e eslavas – lançamento de livros - Oficinas.
Palavras-chave: Línguas orientais e eslavas - Literaturas orientais e eslavas - Culturas orientais e eslavas - Estudos Comparados - Estudos Orientais e Eslavos dialogando com a História e Ciências Humanas - História Comparada – História Social - Economia Internacional – Relações Internacionais - Interdisciplinaridade.

Área principal da solicitação: Línguas, Literaturas e Culturas Orientais e Eslavas.

Especialidades
  • Língua, literatura e cultura árabes
  • Língua hebraica e idiomas judaicos, literatura hebraica (e judaica), cultura judaica, estudos judaicos, estudos bíblicos
  • Língua, literatura e cultura japonesas
  • Língua, literatura e cultura russas (e eslavas)
  • Língua, literatura e cultura chinesas
 Objetivos
Com o VII Encontro de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ: A internacionalização dos estudos orientais e eslavos: revisão e projeções propomos um diálogo, um campo de exercício de experimentação comparada, propiciando intercâmbio entre professores pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação.

Destacamos como nossos objetivos
1. Realizar o debate acadêmico sobre a pesquisa docente e discente;
2. Atualizar as questões que envolvem os objetos de pesquisa dos docentes e discentes;
3. Instrumentalizar os pesquisadores para a redação/produção de trabalhos com rigor teórico-metodológico e com reflexões de ponta;
4. Contribuir para estimular o diálogo entre os alunos de graduação e pós-graduação, e destes com especialistas externos ao Departamento de Letras Orientais e Eslavas;
5. Dar visibilidade à produção docente e discente.

Justificativa
O VII Encontro de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ: A internacionalização dos estudos orientais e eslavos: revisão e projeções é importante na medida em que fomenta o debate acadêmico, possibilitando, a partir de discussões,  contribuições e orientações, o aperfeiçoamento na formação e na pesquisa discente e na atividade de ensino e pesquisa do docente. O mundo atual não nos permite mais nos fechar em nossas pesquisas. Um saber sólido se constrói com o intercâmbio e a reflexão conjunta. Dialogar, discutir, criticar, divulgar são práticas de pesquisa que promovem a sua eficácia (da pesquisa) e estimulam a formação de  equipes, primordiais para o saber histórico. Além disso, o evento dissemina as pesquisas desenvolvidas no Departamento de Letras Orientais e Eslavas, socializando este conhecimento produzido em nossa Universidade.

Tema Principal: A internacionalização dos estudos orientais e eslavos: revisão e projeções

Temas correlatos: As transformações históricas, sociais, culturais, religiosas e outras e o reflexo das mesmas nas áreas das línguas, literaturas e culturas orientais e eslavas.

As comunicações versarão sobre temas de livre escolha de seus autores, com a ressalva de que deverão estar vinculados ao contexto dos estudos da temática de Letras, Literaturas e Culturas Orientais e Eslavas. Este critério será observado como condição necessária para a aceitação do trabalho pela Comissão Organizadora e Científica.

Principais eixos temáticos
Também serão aceitos trabalhos sobre línguas, literaturas e culturas orientais e eslavas que, todavia, fujam dos eixos temáticos principais ou que se atenham apenas a um aspecto dos temas propostos.

Língua
  • Evoluções, transformações e variação linguísticas nas Línguas Orientais e Eslavas;
  • A revolução causada pelas teorias linguísticas no ensino das Línguas Orientais e Eslavas;
  • A importância das línguas nos movimentos nacionalistas no mundo oriental e eslavo;
  • As transformações nas línguas orientais e eslavas causadas pelo contato com as línguas  ocidentais;
  • A importância das línguas como instrumento de mudanças sociais e culturais no mundo  oriental e eslavo.
Literatura
  • As transformações na linguagem literária nas literaturas orientais e eslavas;
  • O papel da literatura nas revoluções políticas, sociais e culturais no mundo oriental e eslavo;
  • O papel da literatura em movimentos nacionalistas no mundo oriental e eslavo;
  • As transformações formais e temáticas nas literaturas orientais e eslavas causadas pela influência das literaturas ocidentais.
Cultura
  • As transformações culturais no mundo oriental e eslavo;
  • As transformações e revoluções institucionais no mundo oriental e eslavo causadas pela influência ocidental;
  • A cultura nacional como elemento de transformações no mundo oriental e eslavo.
Nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro de 2012 haverá, pela manhã, mesas-redondas e conferências e, à tarde, sessões de comunicações.

As conferências e mesas-redondas abordarão temáticas compatíveis com o tema do VII Encontro de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ: A internacionalização dos estudos orientais e eslavos: revisão e projeções.

Inscrições
Inscrições de ouvintes: de 02/05 até 28/09/2012.
Local: Departamento de Letras Orientais e Eslavas, com a secretária do Departamento (de segunda à sexta, das 10:00 às 14:00h), ou por e-mail orientaiseeslavas@letras.ufrj.br, através do formulário de inscrição de participante (ouvinte) - solicite um por e-mail.

Inscrições de trabalhos: de 02/05 até 15/09/2012.
Local: Departamento de Letras Orientais e Eslavas, com a secretária do Departamento (de segunda à sexta, das 10:00 às 14:00h), ou por e-mail orientaiseeslavas@letras.ufrj.br, através do formulário de inscrição de comunicações, solicite um por e-mail.

Comunicação: Os interessados em apresentar comunicação deverão enviar para o e-mail orientaiseeslavas@letras.ufrj.br até o dia 15 de setembro de 2012, um resumo do trabalho a ser  apresentado com o título respectivo e até seis palavras-chave, mais os dados pessoais (nome, instituição, titulação, curso, orientador no caso de graduação e pós-graduação, endereço, telefones e e-mail). O tempo máximo para cada exposição é de 20 minutos.

Importante: Cada pessoa poderá inscrever apenas uma proposta de trabalho (em caráter individual). Propostas de trabalho com co-autoria serão apreciadas. Cada autor deve fazer a sua inscrição – apenas um poderá apresentar o trabalho. Os autores receberão o certificado de apresentação.

Mesas de comunicações coordenadas: Aqueles que desejarem inscrever mesas coordenadas fechadas deverão mandar suas propostas para o evento através de e-mail orientaiseeslavas@letras.ufrj.br,  indicando, no assunto da mensagem, "INSCRIÇÃO DE MESA". No e-mail, deverá ser encaminhado um arquivo de Word (.doc), contendo a mesa proposta, já organizada por ordem de apresentação e com os respectivos título e resumos de cada pesquisador. As seguintes informações devem constar no corpo do e-mail: 1) Nome completo de cada participante; 2) E-mail de cada participante; 3) Titulação e universidade de cada participante; 4) Cidade e estado de cada participante.

Resumo: O resumo deverá ter mínimo de uma lauda, máximo de três laudas, digitado em folha tamanho A4; espaço 1,5; margens 3 cm; fonte Times New Roman tamanho 12. No resumo, as questões centrais do trabalho deverão ser apresentadas (objeto, questão de pesquisa, objetivos, conceitos centrais, hipótese, etc).

Inscrições – Valores:
Ouvintes (direito ao certificado): R$ 10,00
Exposição de trabalhos:
Alunos (Graduação): R$ 20,00
Alunos (Pós-graduação): R$ 30,00
Professores: R$ 50,00

Sobre o pagamento:
1) Ouvintes: O pagamento pode ser feito no Departamento de Letras Orientais e Eslavas com a secretária do Departamento ou depósito bancário (em conta poupança indicada pelo departamento).
2) Propostas de trabalhos: O pagamento deverá feito somente após o recebimento da carta-aceite enviada por e-mail. O pagamento pode ser feito no Departamento de Letras Orientais e Eslavas com a secretária do Departamento ou depósito bancário (em conta poupança indicada pelo departamento).

Instruções:
1º passo: Os interessados devem preencher o formulário com a secretária do Departamento (de segunda à sexta, das 10:00 às 14:00h) ou solicitar por e-mail orientaiseeslavas@letras.ufrj.br
2º passo: O pagamento deverá ser feito via depósito bancário na seguinte conta:
Banco do Brasil (001) - Agência: 3652-8 (Fundão) - Conta Poupança: 51746-1 (variação 51)
Para crédito de Leopoldo Osório Carvalho de Oliveira (Professor do Departamento de Letras   Orientais e Eslavas da FL/UFRJ).
3º passo: Após efetuar o pagamento (no caso de depósito bancário), envie um e-mail para orientaiseeslavas@letras.ufrj.br com o comprovante (escaneado) em anexo juntamente com o formulário preenchido. Atenção: O comprovante deverá ser apresentado no dia de abertura do  evento para a retirada do material.
4º passo: Seu e-mail será respondido e sua inscrição confirmada (ouvinte/expositor). A inscrição de comunicação passará pela comissão organizadora e científica do evento para apreciação.

Mais informações e inscrições: orientaiseeslavas@letras.ufrj.br

Nenhum comentário: