Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Seguidores

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Iº Simpósio de Estudos Asiáticos da UFF

A Universidade Federal Fluminense recebe nos dias 8, 9 e 10 de novembro o I Simpósio de Estudos Asiáticos. O evento contará com Conferências, Minicursos e Mesas redondas de diversos professores universitários brasileiros e pretende reunir pesquisadores voltados para os estudos asiáticos, configurando-se como um espaço de debates e divulgação dos trabalhos produzidos recentemente no meio acadêmico.

Contaremos com a presença do historiador e professor da USP Ângelo Segrillo, que realizará a conferência de abertura intitulada "Europa ou Ásia"; da antropóloga Liza Dumovich e a historiadora, jornalista e professora da UFRJ Beatriz Bissio, que farão parte de mesa redonda sobre o islamismo; e do historiador e professor da UFF Daniel Aarão Reis, que apresentará a conferência de encerramento, com o tema "Revolução Russa (100 anos)".

Considerando a ainda tímida produção brasileira no amplo universo de estudos asiáticos, o objetivo central do encontro é levantar a reflexão sobre a pesquisa em Ásia. Como se executam as análises, quais as questões elaboradas recentemente pela historiografia? Qual a especificidade e a difusão dos trabalhos? O que significa estudar o mundo asiático hoje? Como caminha o ensino de história da Ásia nas escolas e nas universidades?

Organizada pelo Núcleo de Estudos Contemporâneos e o Grupo de Estudos sobre a História do Japão, o Simpósio lança a proposta de estabelecer o contato transversal entre especialistas da área de história e áreas afins, de um lado, colocando em diálogo historiadores de temporalidades distintas, e, de outro, aproximando as indagações de historiadores, antropólogos, sociólogos, literatos, etc.

SOBRE A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS/COMUNICAÇÕES:
  • 1) A data 27/10 será o prazo final para o envio de resumos;
  • 2) O resumo deve conter no mínimo 500 caracteres, seguidas de 3-5 palavras-chave;
  • 3) A submissão será feita através do preenchimento do formulário de inscrição, disponível no link: https://goo.gl/forms/paT3lmDFHuV1SDDO2
  • 4) As apresentações/comunicações ocorrerão nos dias 9 e 10 de novembro, entre as 13:30 e 15:30, sendo que cada integrante da mesa terá de 15 a 20 minutos para efetuar sua fala;
  • 5) Os certificados serão emitidos mediante a apresentação;
  • 6) As mesas e as salas onde ocorrerão as apresentações/comunicações serão divulgadas até o dia 5 de novembro.

Nenhum comentário: