Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Seguidores

quinta-feira, 25 de abril de 2013

FL/UFRJ: Introdução ao Pensamento Chinês Antigo (curso de extensão 2013-1)



SETOR CULTURAL E DE EXTENSÃO DA FL/UFRJ
Faculdade de Letras da UFRJ – Campus: Ilha do Fundão

Título do curso: Introdução ao Pensamento Chinês Antigo
Coordenadora: Profa. Dra. Cláudia Andréa Prata Ferreira (Depto LEO/ FL/UFRJ)
Palestrante: Prof. Dr. Orley Dulcetti Junior (CERAL/PUC-SP).
Ementa: O curso tem o objetivo de oferecer aos participantes as noções básicas sobre o pensamento chinês antigo, a partir do significado da inteligibilidade da fecundidade e alteridade chinesa, da diversidade de famílias-casas do dào. Serão estudados de maneira sucinta os “Clássicos Chineses”: origens, elaboração, recompilação, oficialização imperial. Realizar-se-á exemplificação de trecho do conteúdo de Kǒngzǐ (“Confúcio”) Lùnyǔ, de Lǎozǐ Dàodéjīng, com apresentação do texto original em chinês antigo acompanhado da transliteração em pīnyīn, com a tradução ao português brasileiro. Algumas curtas comparações contextuais de trechos de Zhuāngzǐ, Huáinánzǐ seguidos de análises e comentários críticos comparados a algumas versões no idioma europeu do Dàodéjīng mais difundidas e conhecidas no Ocidente, no Brasil dos dias atuais.  
Observação: Não é necessário saber o idioma chinês, nem precisa ter conhecimento prévio sobre o pensamento chinês.

Vagas: 25 participantes
Dia (s) da semana: 5ª-feira
Horário: 14h-15h40min
Período: 09 a 30 de maio de 2013 (4 encontros)
Programa
09/05 - A fecundidade do pensamento chinês, a inteligibilidade do dào e suas principais características.
16/05 - Os “Clássicos Chineses”. Apresentação e comentário de trecho do Kǒngzǐ (“Confúcio”) Lùnyǔ.
23/05 - Apresentação, análise contextual e comentários de trechos de Lǎozǐ Dàodéjīng, Zhuāngzǐ, Huáinánzǐ.
30/05 - Apresentação, comparação e análise crítica comentada de algumas versões europeias do Lǎozǐ mais difundidas e conhecidas no Ocidente e Brasil na atualidade.

Nenhum comentário: