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sábado, 27 de outubro de 2012

Kana ia ma kana: era uma vez em árabe (e outros cursos de extensão em 2012-2)




Cursos de Extensão – Setor Cultural – FL/UFRJ (período 2012-2)

  • Alfabetização em árabe: Este curso tem o objetivo de aproximar a língua árabe aos alunos, tornando-a acessível aos interessados e curiosos através da apresentação do Alfabeto, escrita, noções elementares de fonética e fonologia.
  • A mulher árabe: um desafio à mente ocidental: Análise do perfil da mulher árabe nas perspectivas ocidental e oriental, por meio da análise de contos (da literatura brasileira e árabe), e de obras de arte orientalistas.
  • As identidades étnico-confessionais no Líbano e sua complexidade: Conceito de identidade e identificação. O sujeito étnico e o sistema comunitário libanês. Identidade comunitária X identidade nacional.
  • Kana ia ma kana: era uma vez em árabe: A proposta do curso é que o estudante da língua árabe, previamente alfabetizado, aprenda a ler e contar uma história infantil árabe.

Cursos de Extensão – Setor Cultural – FL/UFRJ (período 2012-2)

  • Rússia em perspectivas: da modernidade à contemporaneidade: Este curso tem por objetivo apresentar um pequeno panorama sobre aspectos da cultura russa, abrangendo tópicos que transitam em diversas áreas do conhecimento, tais como literatura, linguística, tradução, teatro, artes, história, ciências sociais, política, entre outros. Nesse sentido, o curso pretende apresentar não apenas aspectos socioculturais, históricos e contemporâneos, inerentes ao povo russo, mas os diversos tipos de contribuições artísticas e científicas no âmbito da cultura, que ecoam ou tenham ecoado no mundo ocidental. Para isso, o curso contará com palestrantes que atuam em áreas diversificadas, oriundos de várias instituições.

Cursos de Extensão – Setor Cultural – FL/UFRJ (período 2012-2)

  • Modos de narrar o estado de exceção: introdução à literatura de Primo Levi: O objetivo do curso é analisar a narrativa de Primo Levi na representação do estado de exceção nazista, em contos e romances do autor. Para introduzir o tema, utilizaremos como apoio teóricos da literatura e historiadores do período em questão. O fechamento do curso se propõe a pensar a emancipação concreta do indivíduo através da educação, para que – preocupação constante de Primo Levi – barbáries semelhantes não se repitam.

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