Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

Seguidores

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Revista de Estudos Orientais (USP): chamada para trabalhos


O Departamento de Letras Orientais da USP selecionará trabalhos para publicação no número 9 da Revista de Estudos Orientais. Serão aceitos textos em português, inglês, francês e espanhol, conforme as normas descritas abaixo. O prazo para envio de materiais é 25 de outubro de 2012. Os textos enviados deverão ser inéditos.

A Revista de Estudos Orientais é uma publicação do DLO-USP. As linhas de pesquisa do Departamento estão centralizadas no tripé “Língua”,“Literatura” e “Cultura”, a partir das seguintes áreas: árabe, armênio, chinês, coreano, hebraico, japonês e russo. São aceitos para publicação artigos, resenhas e entrevistas relacionados às mencionadas áreas de pesquisa.

O número 9 trará um dossiê intitulado “Transformações”. Trabalhos relacionados com esse tema serão especialmente bem-vindos.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA DE ESTUDOS ORIENTAIS
Os artigos deverão ser acompanhados de resumo em português e abstract em inglês, que não ultrapassem 250 palavras, bem como de três a cinco palavras-chave e keywords.

Os textos devem ser formatados segundo as especificações abaixo:
  • Fonte Times New Roman 12 para corpo de texto e 11 para citações em parágrafo próprio, separado do corpo de texto com um espaço simples antes e dois espaços simples depois.
  • Caracteres em itálico para ressaltar palavras e expressões em língua estrangeira, títulos de livros e de periódicos. 
  • Margens de 3cm, exceto a margem direita, que deverá ter 2cm. Recuo de 1cm no início do parágrafo. Recuo de 2cm (esquerdo) para citações em parágrafo próprio. Entrelinhas em espaço duplo para o corpo do texto e simples para as citações em parágrafo próprio. Uso de aspas duplas para títulos de artigos e obras de arte e para citações em corpo de texto (até quatro linhas). Formato do papel: A4.
  • As referências bibliográficas deverão ser indicadas em notas de rodapé no final da página, com as seguintes informações: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, data da publicação, vírgula, abreviatura de página (p.) e o número desta (Ex.: OLIVEIRA, 2001, p. 40-44).
  • Notas explicativas deverão ser apresentadas no final da página, do mesmo modo que as referências bibliográficas.
  • As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para uma boa reprodução gráfica, sempre em preto e branco, sem meios tons. O formato do arquivo de imagem deverá ser JPG ou TIF. Devendo ser identificadas, com título ou legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2, etc.).
As referências bibliográficas deverão obedecer às normas da ABNT (NBR-6023):
Livro: sobrenome do autor, título do livro (em itálico), local de publicação, editora, data.
Ex.: WALDMAN, Berta. Linhas de força: escritos sobre literatura hebraica. São Paulo: Humanitas, 2004.
Artigo: nome do autor, título do artigo, título do periódico (itálico), local de publicação, editora ou entidade responsável pela publicação, volume e número, data, números inicial e final das páginas do artigo.
Ex.: ROZENCHAN, Nancy. Tradução: Literatura Israelense com Sotaque Português. Cadernos de Língua e Literatura Hebraica. São Paulo: Humanitas, n° 3, 2003, p. 331-320.

A primeira página do trabalho deve incluir: a) o título centralizado, em caixa alta, com negrito; o(s) nome(s) do(a)(s) autor(e)(a)(s), com letras maiúsculas somente para as iniciais, duas linhas abaixo do título à direita, com um asterisco que remeterá ao final da página para identificação da instituição a que pertence(m) o(a)(s) autor(e)(a)(s) e da função que nela ocupa(m).

Os subtítulos devem ser formatados: sem recuo, em negrito, com maiúscula somente na palavra inicial, numerados em algarismos arábicos; a numeração não inclui a introdução e a conclusão.
As resenhas serão de tema livre, dentro do conteúdo temático deste número, conforme já mencionado. As resenhas selecionadas devem referir-se a obras publicadas há, no máximo, 03 anos.

Os textos que não apresentarem as normas estipuladas para publicação não serão aceitos.
  • Originais não aprovados não serão devolvidos. Os colaboradores terão direito a dois exemplares da revista.
  • Serão aceitos textos em português, espanhol, francês e inglês.
  • Os textos enviados deverão ser inéditos.
 
PRAZO PARA ENVIO DE ORIGINAIS: 25 DE OUTUBRO DE 2012

Além do envio eletrônico (pelo e-mail do departamento: flo@usp.br e dos organizadores: bgomide@usp.br e lusine@usp.br), os trabalhos originais também deverão ser enviados para: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Letras Orientais. Avenida Professor Luciano Gualberto, 403, sala 25, CEP 05508-010, São Paulo – SP.

Nenhum comentário: